Revista Natura ciclo 05/2015

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domingo, 10 de outubro de 2010

2010 – Ano Internacional da Biodiversidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade para alertar as populações do mundo sobre as perdas de espécies em todo o planeta. É uma situação grave e urgente que exige o compromisso de governos, empresas, organizações da sociedade civil, comunidades e indivíduos com a conservação da biodiversidade em cada respectiva esfera de atuação.

No Brasil, o Ano Internacional da Biodiversidade é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e conta com a parceria da Natura para realizar as ações e eventos da iniciativa. Esta é uma excelente oportunidade para:

  • mostrar a importância da biodiversidade para a nossa qualidade de vida;
  • refletir sobre os esforços já empreendidos para deter as perdas da biodiversidade até o momento;
  • reconhecer as organizações atuantes;
  • promover e dinamizar todas as iniciativas de trabalho para reduzir a perda da biodiversidade.

Realizar as metas da Convenção

A Natura adere aos princípios da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), um acordo assinado por 160 países após a Rio 92, que infelizmente ainda não alcançou os seus objetivos. A meta de redução das perdas de biodiversidade não foi atingida e o consumo insustentável dos recursos naturais aumentou. Os países signatários não demonstraram engajamento suficiente para adotar o programa de trabalho, assegurando o uso adequado e a proteção dos recursos naturais existentes nas florestas, na zona costeira, nos rios e lagos.

De sua parte, a Natura decidiu, em 2000, investir em uma nova plataforma de negócios baseada no uso sustentável da biodiversidade brasileira e na valorização das tradições culturais. Faz isso, entre outros motivos, por acreditar no potencial tecnológico e nos ganhos socioambientais advindos dessa estratégia.

Seu compromisso é associar o conhecimento científico e a sabedoria das comunidades no desenvolvimento de produtos, buscando promover:

  • relações comerciais justas, preferencialmente com grupos organizados;
  • acordos por meio de contratos claros e com linguagem acessível;
  • processo permanente de diálogo;
  • investimentos na busca contínua de novas tecnologias para minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos, sejam eles econômicos, socioculturais ou ambientais.

A Natura, que adota o uso da sociobiodiversidade como estratégia de negócio, participa das discussões sobre o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado à biodiversidade brasileira, tema tratado pela legislação brasileira por meio da MP 2186-16, de agosto de 2001.

Agora, também está engajada na divulgação do Ano Internacional da Biodiversidade e é uma das promotoras do Movimento Empresarial pela Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade.

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