A delicada pele do rosto pede cuidados especiais para manter-se sempre bonita e saudável. E uma medida importante para isso é a hidratação diária. “Uma pele ressecada descama, não tem brilho nem viço. Sem contar que a hidratação ajuda a prevenir a formação de rugas precoces”, explica a dermatologista Liliana Bechelli, gerente médica da Natura.
Mesmo as peles acneicas e oleosas, diz a especialista, precisam de hidratantes ou produtos adequados para a manutenção da hidratação. “Geralmente, produtos formulados em gel, gel-creme ou fluídos livres de óleo são ideais.”
Não existe uma idade ideal para começar a hidratar a pele do rosto. Na verdade, quanto mais cedo, melhor. “A hidratação pode ser feita inclusive na adolescência, período no qual a pele tende a ser mais oleosa, devido ao maior estímulo hormonal. Basta usar produtos leves, não se esquecendo da limpeza e tonificação com produtos adequados,” afirma Liliana.
Em qualquer idade, a pele deve ser lavada e tonificada antes da aplicação do hidratante. Com isso, são removidos os poluentes, maquiagem, células mortas e a oleosidade que se acumulam na pele durante o dia, substâncias que dificultam a absorção dos princípios ativos dos hidratantes.
“O ideal é aplicar o produto depois do banho, pois a pele está limpa e úmida, o que favorece a absorção do hidratante. Em seguida, aplica-se o tônico com o auxílio de um algodão. Há no rosto um grande número de glândulas sebáceas. Se a limpeza da pele não for realizada teremos uma condição favorável ao desenvolvimento de cravos (comedões) e espinhas”, complementa.
Liliana lembra que pessoas com mais de 25 anos podem usar hidratantes com anti-sinais. “Assim como a nossa pele muda com a passagem do tempo, devemos adequar os hidratantes para as novas necessidades”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário