Revista Natura ciclo 05/2015

Revista Natura ciclo 05/2015
Revista Natura ciclo 05/2015 Clique na foto

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Amor Fundamental









Quando retiramos a roupa do recém-nascido, ele costuma chorar. Tão habituado com o pouco espaço no ventre materno, ele se sente perdido ao sentir o seu corpinho solto no espaço e com frio.

De repente uma mágica acontece: ao colocá-lo na água morna, seu rosto demonstra o imenso prazer de reavivar na memória os tempos em que vivia dentro da placenta.

Algumas mais, outras menos, criança adora água. E o contato diário com este elemento da natureza é na hora do banho. Um momento rico de cuidado com o corpo, que pode vir acompanhado de histórias, brincadeiras e até de ensinamentos para toda a vida.

O consultor do Programa de Uso Racional da Água (PURA) da Sabesp, Ronaldo Gonçalves, acredita que cabe aos pais conscientizar as crianças sobre a importância da economia da água, um bem tão precioso para a vida no planeta.

“Com pequenas atitudes, podemos ajudar a reduzir o desperdício de água durante o banho e ainda manter um clima de diversão, ensinando as crianças que é muito importante cuidar do nosso corpo sem descuidar do futuro”, afirma.

Aprendendo a economizar

O primeiro passo é reduzir o tempo do banho. O recomendado pelas organizações internacionais é que não passe de 6 minutos. “O tempo médio do banho dos brasileiros, contudo, é de 15 minutos e isso sem fechar a torneira. Um banho desses, com ducha e em apartamento, consome 243 litros de água! Reduzindo o tempo para 5 minutos e fechando a torneira, o consumo cai para 81 litros”, exemplifica o consultor da Sabesp.

Outra sugestão é instalar um redutor de vazão no equipamento. “Uma ducha normal gasta 25 litros de água por minuto. Com este pequeno e barato equipamento, apenas de 8 a 10 litros por minuto irão por ralo abaixo”, brinca Ronaldo.

Alem de economizar água, é fundamental reutilizá-la. Outra dica preciosa do consultor para o banho de chuveiro é colocar uma bacia ou uma piscininha de plástico sob os pés da criança. “Tanto esta água como a de uma banheira pode ser usada para lavar o banheiro, o vaso sanitário e o quintal”, recomenda. E os pequenos ainda podem se divertir na água com a torneira fechada.

O consultor diz que ensinar as crianças a economizar água é fácil. “Basta dar o exemplo. Funciona muito mais do que fazer discurso”, diz. Por isso, que tal começar a fechar a torneira para escovar os dentes, fazer a barba ou tomar banho? Não esqueça também de reutilizar a água sempre que possível.

Estas lições diárias, acompanhadas pelas crianças, poderão se transformar em hábitos saudáveis para as futuras gerações.

Nenhum comentário: