Revista Natura ciclo 05/2015

Revista Natura ciclo 05/2015
Revista Natura ciclo 05/2015 Clique na foto

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ecobags sempre limpas


Tempos mudados. Hortaliças, laticínios, frutas, pão, tudo vai dentro das ecobags ou sacolas de compras reutilizáveis, ao invés de ser transportados por uma sacola plástica. Mas que diria, as sacolas de compras reutilizáveis podem ser foco de contaminação por bactérias.

De acordo com pesquisas feitas em universidades americanas, divulgada em recente matéria publicada na Folha, a quantidade de bactérias que geralmente é encontrada nas ecobags é grande o suficiente para causar problemas sérios de saúde e até a morte, em especial no caso de crianças pequenas, mais vulneráveis aos micro-organismos carregados pelos alimentos. Coisa séria de verdade…

A nossa Dica de Sexta hoje é um apelo para reforçar a solução super simples para essa questão: a higiene constante das bolsas e sacolas de compras. Assusta um pouco saber que grande parte das pessoas abordadas na pesquisa feita, não sabiam da necessidade de lavar as sacolas regularmente.

Nós CNs, podemos ser um dos principais veículos dessa mensagem junto aos nossos clientes. Aos Fatos:

  • Uma limpeza bem feita poderia matar quase todas as bactérias que se acumulam nas sacolas;
  • quanto mais quente o clima, mais as bactérias proliferam;
  • É importante separar as sacolas que transportam alimentos crus das demais compras, e não carregar itens como roupas e livros na sacolas destinada às compras de comida;
  • Lavar a sacola a cada compra de comida garante a nossa segurança e saúde.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei o lembrete sobre a higiêne das sacolas retornaveis (ecobags), pois muitas pessoas chegam das compras debram as bolsas e guardam sem se preocupar com a proliferação dos microorganismos que estão no proprio ar e nas mãos das pessoas que manipularam os alimentos antes de comprarmos.