Revista Natura ciclo 05/2015

Revista Natura ciclo 05/2015
Revista Natura ciclo 05/2015 Clique na foto

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Veja como deixar sua pele bronzeada só com maquiagem Make ajuda a criar o aspecto de quem esteve exposta ao sol

Se proteger dos raios solares não impede ninguém de exibir um efeito bronzeado. Tanto para quem dispensa o sol com todas as forças, como para quem deseja manter a cor morena por mais tempo, as maquiagens de efeito bronzeador são uma ótima opção. "Para que a maquiagem tenha um aspecto natural, é preciso que os produtos utilizados tenham textura fina", ensina a maquiadora Maria Pacini, do Tampopo Hair Cutting Team, de São Paulo.

Base, blush, pó, batom e até gloss garantem um visual com a cara do verão. O segredo está na aplicação das cores mais adequadas. Tons de marrom, bronze, rosa pálido, bege e pastel costumam desempenhar melhor a função em uma maquiagem com esse efeito.

Conheça maquiagem com efeito bronzeador  - Foto: Getty Images

No caso da base e do pó, Maria Pacini sugere escolher apenas um ou dois tons mais escuros do que sua pele. Mais do que isso, pode deixar o visual artificial demais. A especialista lembra que o pó é indispensável para eliminar o brilho excessivo da face, comum no verão.

O blush, no entanto, é o grande queridinho na hora de adquirir essa sensação de quem acabou de deixar a praia. Ele pode ser aplicado direto na pele, ou após a base e o pó facial,. "Pode ser colocado no rosto todo, mas cuidado com a quantidade", alerta o especialista. Se preferir, concentre a aplicação nas maçãs do rosto.

A pele agradece
Uma das grandes vantagens na utilização da maquiagem com efeito bronzeador é que sua pele não precisa ficar exposta ao sol para adquirir esse visual. Consequentemente, não sofre a ação dos raios ultravioletas, grandes responsáveis pele envelhecimento da derme e agente causador de várias doenças, inclusive o câncer de pele.

Portanto, se você é daquelas que odeia ficar se queimando sob o sol, ou mesmo não consegue tempo para passar um feriado na praia, inove seu kit de maquiagem e coloque em prática a produção que vai garantir um aspecto mais saudável para sua pele.


Bronzeadores caseiros são ameaça para a saúde da pele

Manchas, envelhecimento precoce e até câncer podem ser provocados pelo método

Por Minha Vida Publicado em 21/10/2009


A chegada da estação quente aumenta o desejo de ficar com a pele bronzeada. O problema é que muita gente afoita pelo tom dourado recorre à técnicas caseiras de bronzeamento. Os dermatologistas alertam que o método pode ameaçar a saúde da pele com envelhecimento precoce, queimaduras e até causar doenças mais graves.

"O uso de bronzeadores caseiros, como óleo de cozinha, coca-cola, folha de figo, entre inúmeros outros, pode causar danos irreversíveis e até o câncer de pele, já que a pele fica totalmente desprotegida", explica a dermatologista Priscilla Campi. O número de pessoas que são atendidas em hospitais durante o verão com queimaduras de 1º, 2º e até 3º grau é enorme", explica a especialista.

Fazer uso das técnicas, pode provocar manchas na pele, além disso o bronzeado conquistado com estes métodos saem rapidamente e deixam a pele descascando, com "aspecto de casca de laranja". "O bronzeado adquirido por estes meios não é duradouro, pelo contrário, em poucos dias a pele começa a descamar e pode deixar manchas pelo resto da vida", ressalta. "O correto para manter a cor dourada por mais tempo é tomar sol de forma gradativa, evitando o horário entre às 10h e 16h, além de nunca abrir mão do filtro solar."

Seu bronzeado é à prova de manchas?

As marcas do sol na pele não deixam dúvidas: você, realmente, está aproveitando os dias de verão. A cor amorenada dá um ar mais saudável e ganha ares de conquista. O problema é quando você precisa ficar escolhendo a dedo as roupas que vai usar por causa das manchas deixadas na pele. Por descuido ou falta de informação, não é raro que uma parte do corpo queime mais do que as outras, rendendo muitas piadas entre os amigos e a família (principalmente se você não tem chance de ir à praia todo final de semana para corrigir a diferença).

"Existem tratamentos que devem ser feitos antes e após o sol, prevenindo a pele descascada e as manchas. Além disso, alguns cuidados na hora de se expor também evitam marcas na pele", afirma a esteticista Jacqueline Wataki, do Espaço Estético Wataki, em São Paulo.

10 dicas para manter a pele hidratada e prolongar o bronzeado

Quando o verão chega, quem mais sofre com o calor é a pele

1. Quais os melhores cremes hidratantes (princípios ativos)?
R - Cremes a base de uréia, lactato de amônia, vitamina E, ceramidas e silicone volátil ainda são o que há de melhor para manter a pele hidratada.

2. Qual o tratamento mais indicado para diminuir aquelas bolinhas vermelhas e ásperas que podem surgir em regiões como braços, virilhas e bumbum?
R - O uso de um esfoliante de duas a três vezes por semana ajuda a manter a pele livre destas lesões endurecidas, as quais são geneticamente determinadas. O uso de um creme hidratante de caráter esfoliante, como o de uréia e de lactato de amônia, duas vezes ao dia, complementa o trabalho.

3. Qual protetor solar deve ser usado?
R - Nunca deve ocorrer exposição ao sol sem um FPS mínimo de 15, o qual deve ser retocado a cada 02 horas. O uso de autobronzeantes não protege a pele, pois, na imensa maioria das vezes, eles apenas tingem a pele, não possuindo FPS. No rosto, onde a pele é mais fina e propensa a manchas, deve-se usar um FPS maior, por exemplo, FPS30.

4. O que deve ser feito para evitar o aparecimento de manchas no rosto?
R - O uso de um FPS alto, por exemplo, maior ou igual a 30, é a principal arma para se evitar as manchas que aparecem no rosto em épocas de calor. Mas se mesmo assim as manchas surgirem, espere o fim do verão, procure um dermatologista e inicie um tratamento despigmentante com cremes (por exemplo, a base de ácido retinóico ou glicólico, associado ou não a hidroquinona), peelings e, nos casos mais intensos, com laser.

5. Quanto tempo antes de se expor ao sol deve-se fazer a depilação de pernas e virilhas e por quê?
R - Não há uma regra para isso. Porém, para impedir que a pele fique manchada, deve-se fazer a depilação alguns dias antes, deixar a pele descansar, para que não haja manchas vermelhas, já que estas, em contato com o sol, podem manchar a pele definitivamente.

6. Como dever ser o banho depois de um dia de praia? Por quê?
R - Durante essa época mais quente, independente de se ter ou não exposto ao sol, devemos tomar banho rápido, com água morna para fria, usando pouco sabonete, a fim de não ressecarmos a pele.

7. Algumas frutas cítricas, como o limão, sob o sol pode deixar a pele manchada. Como eliminar essas manchas?
R - A única conduta que é indicada para que essas manchas não fiquem na pele por muito tempo é usar muito fotoprotetor, com um FPS altíssimo (de preferência, maior que 45), retocando-o a cada 02 horas, não se expor mais ao sol e procurar um dermatologista o mais rápido possível.

8. Qual produto ou medicamento deve ser suspenso antes de se expor ao sol?
R - Geralmente, pedimos para os pacientes suspenderem o uso de qualquer produto que contenha agentes clareantes (como a hidroquinona) ou ácidos (como o retinóico). O tempo anterior à exposição solar que o mesmo deve ser suspenso varia de pessoa para pessoa, mas, na dúvida, 07 dias antes da exposição solar é um período bem aceitável, além de se evitar a exposição solar direta e intensa sobre a pele, usando um FPS alto, o qual deve ser retocado a cada 02 horas.

9. A pele começou a descascar após o sol. O que fazer?
R - Se, eventualmente, você abusar no sol (o que deve ser terminantemente evitado) e a pele descamar, evite puxar a pele. Use um hidratante corporal várias vezes ao dia, a fim de segurar um pouco o tom bronzeado e não deixar a pele manchada. Evite puxar a pele para não machucá-la.

10. É no calor que as micoses aparecem mais. Por que isso acontece e como preveni-las?
R - As micoses que deixam manchas brancas nas costas, conhecidas popularmente como "pano branco", ocorrem mais no verão, pois é neste período suamos mais, além de a pele produzir, mas sebo e estarmos em ambientes mais quentes. Devido a isso, o fungo, que faz parte da biota normal da pele, prolifera descontroladamente, ocasionando a micose. Para evitar isso, devemos procurar manter a pele sempre seca, lavada e, de preferência, usar roupas de tecido natural (como algodão e linho), impedindo assim as condições para que o fungo se multiplique descontroladamente.

Nenhum comentário: