Revista Natura ciclo 05/2015

Revista Natura ciclo 05/2015
Revista Natura ciclo 05/2015 Clique na foto

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Usar maquiagem vencida pode fazer muito mal à saúde

Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida. Dois terços das entrevistadas, de faixas etárias variadas, admitiram usar os mesmos cosméticos por mais de dois anos. As mulheres entre 30 e 40 anos são as campeãs, já que não renovam o estoque por serem apegadas a certos tipos de cosméticos que normalmente já saíram de linha. Maquiagem vencida pode fazer mal à saúde - Foto: Getty Images No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 24 meses é justamente a média de vida útil de um produto fechado. Depois de aberto, ainda segundo a entidade, o tempo de duração tolerável da mercadoria não deve chegar a seis meses.

Normas do órgão determinam que a data venha impressa na embalagem. O problema é que grande parte das empresas, infelizmente, ainda não disponibiliza a validade no frasco, somente na caixa ou no lacre plástico que é jogado fora assim que se abre o produto. "O prazo de validade significa que, dentro daquele período, a empresa se responsabiliza pelo produto. Ele não quer dizer que, após a data marcada na embalagem, o cosmético estragou", explica Vânia Leite, professora de tecnologia de cosméticos da Universidade Anhembi Morumbi.

Mas, constatar que uma maquiagem precisa ir direto para o lixo não é tão difícil assim. "Os produtos mudam de cor e de cheiro, como sinal de que a matéria-prima estragou. A viscosidade rançosa também é um sinal", afirma a farmacêutica Marilda Tonetto, responsável pela Akakia Cosméticos.

A dermatologista Meire Brasil Parada, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), complementa: "se notar qualquer alteração, por menor que seja, tanto no produto quanto em você, é motivo para descartá-lo imediatamente".

Prazo de validade dos produtos após aberto*:
-Máscara para cílios: de 3 a 6 meses
-Base, hidratante e demaquilante: 6 a 8 meses
-Pó facial, pancake, sombra, blush, gloss, batom e tônico: 1 ano
-Lápis de olho, lápis de boca e delineador: 1 ano e seis meses

*Fonte: College of Optometrist

Nenhum comentário: