
Normas do órgão determinam que a data venha impressa na embalagem. O problema é que grande parte das empresas, infelizmente, ainda não disponibiliza a validade no frasco, somente na caixa ou no lacre plástico que é jogado fora assim que se abre o produto. "O prazo de validade significa que, dentro daquele período, a empresa se responsabiliza pelo produto. Ele não quer dizer que, após a data marcada na embalagem, o cosmético estragou", explica Vânia Leite, professora de tecnologia de cosméticos da Universidade Anhembi Morumbi.
Mas, constatar que uma maquiagem precisa ir direto para o lixo não é tão difícil assim. "Os produtos mudam de cor e de cheiro, como sinal de que a matéria-prima estragou. A viscosidade rançosa também é um sinal", afirma a farmacêutica Marilda Tonetto, responsável pela Akakia Cosméticos.
A dermatologista Meire Brasil Parada, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), complementa: "se notar qualquer alteração, por menor que seja, tanto no produto quanto em você, é motivo para descartá-lo imediatamente".
Prazo de validade dos produtos após aberto*:
-Máscara para cílios: de 3 a 6 meses
-Base, hidratante e demaquilante: 6 a 8 meses
-Pó facial, pancake, sombra, blush, gloss, batom e tônico: 1 ano
-Lápis de olho, lápis de boca e delineador: 1 ano e seis meses
*Fonte: College of Optometrist
Nenhum comentário:
Postar um comentário