Revista Natura ciclo 05/2015

Revista Natura ciclo 05/2015
Revista Natura ciclo 05/2015 Clique na foto

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que é priprioca?

Nativa da Amazônia, a priprioca é uma espécie de capim, com florzinhas bem miúdas nas pontas. Estes talos de capim alto escondem sob a terra raízes de fragrância incomum – tubérculos miúdos que, quando cortados, exalam um perfume fresco, amadeirado e picante, que surpreende o olfato. Graças a esta qualidade, a priprioca está entre as principais ervas aromáticas vendidas no estado do Pará, região norte do Brasil, para uso em banhos perfumados e fabricação de fragrâncias domésticas.

Herança dos povos tradicionais da Amazônia, a priprioca era usada ainda como remédio e ingrediente de banhos atrativos. Hoje, a raiz perdeu sua utilidade como remédio, e é recordada apenas pelo sua fragrância incomum e fresca.

O óleo essencial da priprioca é extraído de sua raiz e está nesta em pouquíssima quantidade, daí a sua raridade. Seu perfume é marcante e inusitado, sendo uma matéria-prima de muito valor para os perfumistas devido à sua originalidade. Um aroma tão único que reúne, ao mesmo tempo, a riqueza da nossa mata e a força da tradição dos povos da floresta.

Nenhum comentário: