Você e a biodiversidade
Abra a janela de sua casa e tente enxergar cada uma das partes que compõem a paisagem, esteja você na cidade, no campo, na floresta ou no litoral.
Perceba como a vida está presente em cada elemento. E como todos juntos, com suas diferenças, formam um todo, um sistema interligado em que cada indivíduo exerce um papel importante para manter o equilíbrio geral. Essa variedade de vidas é a biodiversidade, da qual você faz parte.
Agora, imagine
Se todas as árvores fossem derrubadas. Para onde iriam os pássaros? Como se alimentariam ou encontrariam abrigo da chuva?
Se os rios e mares estivessem totalmente poluídos. Como os peixes e as outras espécies que vivem na água sobreviveriam?
Se as abelhas desaparecessem da Terra. Quantas plantas seriam extintas?
O que você tem a ver com isso?
- Você faz parte do grande ciclo da vida que está à sua volta. E é a única espécie consciente da importância de cada uma das partes vivas para o equilíbrio da natureza.
- A maior parte do oxigênio que você respira vem dos oceanos e florestas. Quase todas as frutas e verduras que você come foram polinizadas por abelhas ou semeadas por pequenos animais, como os pássaros. A água que você bebe vem de um ciclo que inclui as nuvens, a chuva, as geleiras, os rios, lagos e oceanos.
- Dentro do seu corpo, nas árvores, no mar e no ar vivem micro-organismos, como bactérias, fungos e outros, que são fundamentais para a vida – a sua e a de todos os outros seres.
- Na sua casa há móveis, utensílios, roupas, cosméticos, remédios, todos produzidos com materiais retirados da natureza. Ou seja, além de alimento, ar e água, os sistemas e processos da biodiversidade proporcionam matéria-prima para a fabricação de objetos e recursos essenciais para o seu bem-estar.
Contudo, esse equilíbrio da vida no planeta sofre ameaças, provocadas especialmente pela ação humana.
Fatores que influenciam a perda da biodiversidade
Poluição, uso excessivo dos recursos naturais, expansão da fronteira agrícola sobre as matas naturais, excesso de consumo, expansão urbana e industrial e contaminação do solo e das águas, entre outros.
Lembre-se
Muitas plantas são utilizadas para produzir medicamentos e há milhares de espécies ainda não estudadas que podem guardar propriedades para a cura de várias doenças. Ao defender a conservação da biodiversidade e agir para protegê-la, você ajuda a garantir não só o futuro das próximas gerações, mas também o seu bem-estar no presente.
Pratique o consumo consciente
A sociedade moderna desperdiça grande quantidade de recursos naturais para manter o padrão de consumo e qualidade de vida atual. Podemos até ter uma vida confortável e repleta de facilidades, mas até que ponto vale a pena praticar o excesso de consumo e comprometer o nosso futuro?
Veja algumas atitudes que contribuem para a conservação da biodiversidade.
- Prefira os alimentos típicos e os ingredientes naturais de sua região. Assim, você ajuda a reduzir o uso de combustíveis no transporte e o desperdício de alimentos no trajeto.
- Escolha produtos de empresas que mantêm compromisso com a sustentabilidade e que fazem o controle das emissões de GEE (gases do efeito estufa) em suas atividades.
- Valorize os produtos das comunidades locais que são extraídos ou cultivados de forma sustentável, ou seja, com boas práticas de manejo.
O que você pode fazer
Cuide da flora e da fauna que existe em sua comunidade.
Colabore com a proteção da água dos rios, córregos, praias e lagos de sua cidade.
Converse com as pessoas da sua família, do trabalho e da sua comunidade sobre este tema.
Divulgue o Ano Internacional da Biodiversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário