Revista Natura ciclo 05/2015

Revista Natura ciclo 05/2015
Revista Natura ciclo 05/2015 Clique na foto

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fator comedogênico

Fator comedogênico

O que essa palavra esquisita tem a ver com a capacidade de seu creme em provocar ou não espinhas e cravos na pele.

imagem do post

17/06/2010 | 01:57

Alguns produtos contêm em sua formulação ingredientes que favorecem a obstrução dos poros e o aparecimento de cravos na pele, principalmente a do rosto.

O fator de comedogenicidade – palavra difícil, não? – define o quanto um produto é capaz de deixar esses resquícios na epiderme. Existe, na literatura científica, uma escala de 0 a 5 para indicar o quanto cada um ingrediente é comedogênico: os compostos mais gordurosos são de número 5; os que têm menor chance de obstruir os poros são os de número 0 ou 1.

Um produto não-comedogênico quer dizer, então, que sua formulação tem nenhum ou quase nenhum poder de causar comedões (as lesões mais características da acne). Sendo simplista: é aquele que não provoca cravos e espinhas. Mas o assunto é mais complexo, pois os ingredientes agem dependendo do tipo de pele.

O que eu quero dizer com isso: os poros de uma pessoa com pele oleosa são mais suscetíveis a obstrução. Por isso, devem sempre procurar produtos “não-comedogênicos”, como, por exemplo, os géis aquosos. Por outro lado, um ingrediente comedogênico não vai necessariamente provocar acne em uma pessoa de pele normal. Pessoas de pele seca se beneficiam, então, dos comedogênicos? Errado! Se um ingrediente tiver alta capacidade de provocar pontos negros, pode fazê-lo até em uma pele do tipo seca.

É por isso que a Natura substituiu em seus produtos, por exemplo, os óleos minerais pelos vegetais, menos propensos à comedogenicidade. E é também por isso que todas as formulações de Chronos são cuidadosamente fabricadas para evitar ao máximo as substâncias que têm potencial comedogênico. Entendeu agora?

Saiba mais: http://www.cuidedapele.com.br/Modules/fiquepordentro/home/Default.aspx

Nenhum comentário: