Revista Natura ciclo 05/2015

Revista Natura ciclo 05/2015
Revista Natura ciclo 05/2015 Clique na foto

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Manchas na pele

Manchas na pele

Conheça os fatores que causam o aparecimento destes tão indesejados sinais

imagem do conteudo

As manchas comprometem a uniformidade da pele e podem aparecer em qualquer pessoa, em qualquer idade. Diversos fatores colaboram para o surgimento desses pontos, como a exposição solar, mudanças hormonais ou alterações na produção de melanina.

O pigmento que dá coloração ao tecido cutâneo, a melanina, é produzido em quantidades diferentes em cada organismo, dependendo da genética. A pele negra, por exemplo, contém mais melanina que a pele branca.

“O sol em excesso desencadeia a produção desordenada da melanina, levando à formação de manchas escuras, geralmente nas áreas mais expostas do corpo, como rosto, braços, mãos e colo”, explica Daniela Diogenes, química dos laboratórios Natura.

Para se prevenir do “efeito dálmata”, não há segredo: o ideal é lançar mão do bom e velho filtro solar, diariamente, faça chuva ou faça sol.


A pele manchou. E agora?

Diversos tratamentos aplicados por dermatologistas auxiliam na eliminação das manchas, como peelings, o uso de laser, ou a criocirurgia - que promove a destruição dos tecidos por aparelhos de baixas temperaturas. A uniformidade da pele também pode ser adquirida com a ajuda de produtos cujos ingredientes ativos promovam o clareamento a longo prazo.

Existem, no entanto, distúrbios de pigmentação que causam outras manchas, algumas resultado de doenças graves, como o melanoma, um tipo de câncer de pele.

“É por isso que qualquer mancha deve ser avaliada por um dermatologista especialista na área, principalmente se ocorrerem mudanças em suas características ou aparecimento de outros sintomas associados”, adverte Daniela.

Saiba mais: http://www.cuidedapele.com.br/Modules/fiquepordentro/home/Default.aspx

Nenhum comentário: